segunda-feira, 30 de maio de 2011
Deus muda?
[Para mais informações ver ''Objeções Ateístas'', no Indice do Blog]
Os ateus são rápidos, num debate, a apontar os ''arrependimentos'' de Deus registrados na Bíblia. Por exemplo, em Gênesis 6:3, é dito ''Então, arrependeu-se Deus de haver feito o homem sobre a terra, e pesou-lhe em seu coração''.
Também, em Êxodo 32:14, é registrado que ''o Senhor arrpendeu-se do mal que planejava fazer ao seu povo'', atendendo as súplicas de Moisés. Geralmente, o ateu apelará para uma dessas duas coisas:
• (a) ''Contradição'' na Bíblia. O argumento dele virá basicamente assim:
''Como posso acreditar na Bíblia, se ela diz que Deus não se arrepende (Nm 23:19; I Sm 15:29), e nem muda (Ml 3:3; Tg 1:17; Hb 6:17), mas aqui nessa passagem [ele provavelmente mostrará Gênesis 6:3 ou Êxodo 32:14] diz que ele se arrependeu? Hahaha!''
Ou
• (b) Negar a existência de Deus. Será basicamente assim:
''Como posso crer no seu D-us, ele se arrepende! D-uzinho imprevisível esse o seu! Por isso eu acredito que ele não existe. Hahaha!''
Apesar de serem estupidamente ilógicos, merece um esclarecimento. Será que Deus muda? Analisemos o conjunto de preposições abaixo:
I - Mudança exige tempo.
1. Para que uma mudança ocorra, algo tem que ser feito numa ordem cronológica;
2. Tem de haver um ponto antes e um ponto depois da mudança;
3. Tudo o que passa por um ''antes'' e um ''depois'' existe no tempo;
4. Deus é eterno, e está fora do tempo (Sl 90:2; 102:27; II Tm 1:9);
5) Se Ele é eterno, não pode haver em Deus uma série de ''anteriores'' e ''posteriores'';
6) Logo, Deus não pode mudar, porque a mudança necssariamente envolve um ''antes'' e um ''depois''.
II - Mudança exige melhorias ou perdas.
1. Toda mudança é para uma situaação melhor ou pior, pois uma mudança que não faça diferença não é uma mudança;
2. Ou alguma coisa necessária é obtida, a qual anteriormente não se fazia presente, ou alguma coisa que se tem e que é necessária é perdida, o que é uma mudança para pior;
3. Mas, se Deus é perfeito, ele de nada necessita;
4. Portanto, ele não pode mudar para melhor. E se Deus fosse perder alguma coisa, ele não permaneceria perfeito. Portanto, ele não pode mudar para pior. Assim, Deus não muda.
III - Mudança exige novas informações.
1. Quando alguém muda de idéia, é porque recebeu uma nova informação, da qual não tinha conhecimento anteriormente; ou porque as circunstâncias mudaram, de forma a requerer uma atitude ou ação diferente;
2. Se Deus mudou de idéia, não pode ser porque ele ficou sabendo de qualquer nova informação que desconhecia anteriormente, porque Deus é Onisciente - ele sabe de todas as coisas (Sl 147:5);
3. Portanto, tem de ser porque as circunstâncias mudaram e demandam uma atitude ou ação diferente.
Mas se as circunstâncias mudaram, isso não significa necessariamente que Deus tenha mudado de idéia. Significa apenas que, como as circunstâncias mudaram, o relacionamento de Deus com a nova realidade é diferente. Porque as circunstâncias, e não Deus, mudaram.
A linguagem empregada nessas passagens é chamada antropomórfica (atribuir características humanas a Deus) e antropopática (atribuir sentimentos humanos a Deus). É semelhante a uma pessoa que, movendo-se de um lado para o outro, diga: ''Agora a casa está à minha direita'', e depois: ''Agora a casa está à minha esquerda''.
Essas afirmações não querem dizer que a casa se moveu. É que a linguagem, sob a perspectiva de alguém, está descrevendo que a pessoa mudou sua posição em relação àquela casa.
Quando Moisés disse que Deus se arrependeu, essa foi uma forma figurativa de descrever que sua intercessão teve êxito em mudar o relacionamento do povo de Israel com Deus (Êx 32:14); Em Gênesis, é dito que Deus estava satisfeito com a criação do homem (Gn 1:31); porém, não se agradou com o que o pecado fez com sua perfeita criação (Gn 6:3).
O debate pode seguir desse modo:
• ATEU:Como posso acreditar na Bíblia, se ela diz que Deus não se arrepende (Nm 23:19; I Sm 15:29), e nem muda (Ml 3:3; Tg 1:17; Hb 6:17), mas aqui nessa passagem diz que ele se arrependeu? Hahaha!
• REFUTADOR: Deus não muda. O que muda são as circunstâncias.
• ATEU: Mas aqui está dizendo que ele se ARREPENDEU. Está cego?
• REFUTADOR: Primeiro, para Deus mudar, ele tem que ir de um ''antes'' para um ''depois'', para que possa se falar em mudança. Mas ''antes'' e ''depois'' são características temporais. Deus É eterno e está fora do tempo, por isso ele não pode mudar. Segundo, a palavra ''arrepender'' pode ser apenas uma expressão idiomática hebraica, descrevendo uma ocorrência sob perspectiva e linguagem humanas. Vá arranjar um argumento melhor.
Também pode seguir com o argumento (b):
• ATEU: Como posso crer no seu D-us, se ele se arrepende! D-uzinho imprevisível esse seu! Por isso eu acredito que ele não existe. Hahaha!
• REFUTADOR: Deus não se arrepende. Isso pode ser simplesmente uma expressão idiomática hebraica. E, me explique uma coisa: qual regra lógica você usa para ir de ''(a) Deus se arrepende e é imprevisível'', portanto ''(b) Deus não existe''? Me fale mais sobre esse seu raciocínio...
• ATEU: Ah... é... mas eu não vi evidências para a existência de Deus!
• REFUTADOR: Não mude de assunto, espertinho!
E por aí vai.
Conclusão: Esse é um tipo de artimanha muito comum em debates com ateus. É só mostrar a ele que mudança exige tempo, melhorias e aquisição de novas informações, e que nenhuma dessas coisas se aplica a Deus, sendo ele eterno, perfeito e sábio. Deus não muda, nem de idéia, nem de vontade; sua natureza é imutável.
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O perfeito é imutavel e é atemporal. Uma lei ou uma decisão, quando divina, é imutavel e está além do espaço/tempo.
ResponderExcluir"As circunstancias mudaram." Deus não estava sabendo, porque ele não precaveu?
Teve ele que se adaptar a uma situaçãozinha criada por humanoides? Cadê a onisciência?
Outro detalhe, porque um livro perfeito (Sé é divino deve ser perfeito) usa de "expressões hebraicas"?
Um livro divino não deveria ser claro e direto, sem dar margem a dúvidas?
O que faz a sua intepretação da "expressão hebraica" ser melhor que a interpretação dos outros?
Grato!
"As circunstancias mudaram." Deus não estava sabendo, porque ele não precaveu?
ResponderExcluirTeve ele que se adaptar a uma situaçãozinha criada por humanoides? Cadê a onisciência?
Sim. Na sua onisciência ele estava sabendo, porém, se ele criou seres dotados com livre arbítrio, ele não poderia interferir em suas ações.
Outro detalhe, porque um livro perfeito (Sé é divino deve ser perfeito) usa de "expressões hebraicas"?
Um livro divino não deveria ser claro e direto, sem dar margem a dúvidas?
O que faz a sua intepretação da "expressão hebraica" ser melhor que a interpretação dos outros?
SIm, a Palavra de Deus é perfeita (Sl 19:7). E ela usa de expressões hebraicas porque foi escrita por seres humanos.
Um dos erros dos críticos, como você, é esquecer-se de que a Bíblia foi escrita por seres humanos, com características humanas.
E o que faz minha interpretação ser correta (e não melhor do que as outras), é a análise do contexto tanto bíblico quanto cultural da época.
Se ele sabia, ele já deveria estar pronto para a circunstancia sem precisar de adaptações, ou seja, legislar e agir a frente daquele tempo. Já ouviu a expressão "ele era um homem a frente de seu tempo?", por aí.
ResponderExcluirSe possuimos livre arbítrio, porque então meu corpo fisico não pode viver em marte ou no espaço? Meu design me limita a esse planeta e a essa atmosfera. Outra coisa, só possuo cinco sentidos, gostaria de ter mais sentidos e sensores que me permitam olhar o mundo com mais informações e poder escolher com verdadeira liberdade, intelectual e física.
Eu sei que a bíblia foi escrita por humanos, então porque torna-la divina?
Lamento amigo, mas o erro da bíblia é ter falhas humanas e o que é imperfeito não pode vir de Deus.
Se há algo superior no cosmos, ele está longe de ter o perfil e as leis que esse livreco medieval prega.
O tal ser superior não poderia escolher assessores de imprensa ou legisladores melhores para lidar com o seu material? No caso ele mesmo.