segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

A verdade é relativa ou absoluta?



Muita confusão tem surgido em torno deste assunto, deixando muita gente com a ''pulga atrás da orelha'' em relação à verdade. Afinal, ela é relativa ou absoluta? Se algo é verdadeiro então é verdadeiro para todas as pessoas, de todos os lugares e épocas? Ou ela varia de sociedade para sociedade e de cultura para cultura? Estas são algumas das principais dúvidas quando se fala na verdade.

Mas, afinal, o que é a verdade? Como podemos saber se ela é relativa ou absoluta sem saber o mais básico sobre ela? Bem, de uma maneira bem simples: a verdade é dizer aquilo que é. A verdade é aquilo que corresponde à realidade. Um erro, ou uma mentira, é aquilo que não é, e que não corresponde à realidade dos fatos. Mas, há também algumas outras verdades sobre a verdade, por exemplo:

1) A verdade é descoberta, e não inventada - Ela existe independentemente do conhecimento que uma pessoa tenha dela. Ex: A lei da gravidade existia antes de Newton

2) A verdade é transcultural - Se alguma coisa é verdadeira, então ela é verdadeira para todas as pessoas, de todos os lugares, de todas as épocas. Ex: 2+2=4 em todos os lugares, em todo tempo.

3) A verdade é imutável - Embora as nossas crenças sobre a verdade possam mudar. Ex: Quando começamos a acreditar que a Terra era redonda, em vez de plana, a verdade sobre a Terra não mudou, o que mudou foi nossa crença em relação a Terra.

4) As crenças não podem mudar um fato, não importando o quão seriamente elas sejam expressadas - Ex: Alguém pode acreditar que a Terra é plana, mas isso faz a pessoa estar sinceramente errada.

5) A verdade não é afetada pela atitude de quem a professa - Ex: Uma pessoa arrogante não torna falsa a verdade que ela professa; e uma pessoa humilde não faz o erro que ela professa transformar-se em verdade.

6) Todas as verdades são verdades absolutas.

É possível haver crenças contrárias, mas verdades contrárias é impossível de existir. Ou seja, podemos acreditar que uma coisa é verdade, mas não podemos fazer tudo ser verdade.

Entretanto, muitos tem optado e defendido uma verdade relativa, argumentando que cada indivíduo tem sua própria verdade e que não existe essa coisa de ''verdade absoluta''.

Porém, o relativismo é uma visão da verdade que se sustenta diante de uma análise lógica? Não! Por várias razões: Em primeiro lugar, o relativismo não pode ser verdadeiro, pois contradiz a nossa maneira de viver. Em outras palavras, o relativismo é falso porque exigimos a verdade em praticamente todas as áreas da nossa vida. Exigimos, por exemplo, a verdade de:

• Entes queridos (ninguém quer ouvir uma mentira de um cônjuge ou de um filho, e certamente, os relativistas também não querem!);

• Médicos (queremos ter a receita do remédio correta e que seja realizado o procedimento médico adequado.);

• Tribunais (queremos que condenem apenas os verdadeiros culpados);

• Empregadores (queremos que nos digam a verdade e nos paguem de maneira justa);

• Companhias aéreas (exigimos aviões verdadeiramente seguros e pilotos realmente sóbrios).

Também esperamos ouvir a verdade quando escolhemos um livro, lemos um artigo, ou assistimos ao noticiário. Você, de fato, está esperando ler a verdade aqui neste texto sobre a verdade. Queremos a verdade de anunciantes, de professores e políticos.

Nós confiamos nas placas nas estradas indicando o caminho numa viagem, nas bulas dos remédios e nos rótulos de alimentos. Acreditamos que eles estejam dizendo a verdade. Mas, apesar disso, infelizmente, há aqueles que insistem em relativizar a verdade!

Em segundo lugar, o erro fatal do relativismo é afirmar que é absoluto aquilo que ele diz ser relativo. Em outras palavras, o relativismo é auto-contraditório. Podemos confirmar isso por meio do ''princípio da não-contradição'', formulado por Aristóteles (384-322 a.C.) em seus estudos sobre a lógica, em que ou algo é A, ou não-A, não há como ser os dois ao mesmo tempo.

O princípio da não-contradição expõe a falsidade de afirmações relativistas, como: ''tudo é relativo'' (isso também é relativo ou absoluto?), ''não existe verdade absoluta'' (Você está absolutamente certo disso?), ''não existe essa coisa chamada verdade'' (essa sua afirmação é verdadeira?); dentre outras. Ou seja, o relativismo é falso em si mesmo.

Em terceiro lugar, outra forma de ver a fragilidade do relativismo, é por meio de uma das principais características da verdade: ela é inescapável. Não há como escaparmos dela. Negar-lhe a existência é confirmá-la. Se quiser constatar isso, apenas trate um relativista de uma maneira não-verdadeira, e veja o quão irado ele irá ficar por você não ter tratado ele de um modo verdadeiro (principalmente se diz respeito ao dinheiro dele). Em outras palavras, ele pode negar os absolutos na teoria, porém na prática, as suas reações expõem o senso de verdade absoluta dentro de sua consciência.

Como C. S. Lewis escreveu:

''Num tipo de simplicidade assustadora, removemos o orgão e exigimos a função. Fazemos homens sem peito e esperamos deles virtude e iniciativa. Rimos da verdade e ficamos chocados ao encontrarmos traídores em nosso meio. Castramos e esperamos que o castrado seja reprodutor.''³

Portanto, podemos concluir, sem sombra de dúvida, a verdade é absoluta. Na prática, a verdade relativa não se sustenta, e aqueles que de modo cego, negam verdades absolutas, estão se contradizendo, negando a lógica e esquiando sobre gelo fino - e essa é uma afirmação absoluta.
____________________
Referências:
¹ Norman Geisler e Frank Turek, Não tenho fé o suficiente para ser ateu,
³ C. S. Lewis, Cristianismo Puro e Simples.

4 comentários:

  1. Gostei mas o texto está muito repetitivo! Encontre pronomes relativos para substituir as palavras "verdade" e "realidade", se não a leitura fica cansativa.

    Eu repito aqui o que escrevi no último comentário em que fiz no post anterior:
    "Não podemos estar 'absolutamente certos' de nada. Somos humanos. A verdade dos humanos é a verdade relativa, a verdade pura é apenas a verdade divina. Pois só ele tudo sabe, tudo vê e ouve. Nós apenas interpretamos, imaginamos, constatamos, tentamos provar... "
    E acrescentando, usando exemplo de seu próprio texto: se a verdade dos homens é absoluta como pode haver prisão perpétua em alguns países e em outros não? por que o casamento gay é legalizado em alguns lugares ou não? você acha mesmo que algum homem na face da terra é alguém suficientemente conhecedor e capaz de julgar, por exemplo, uma pessoa que possui uma doença raríssima e acaba roubando para poder comprar o remédio que custa milhões? isso é certo ou errado? matar é errado. E matar por autodefesa? é melhor deixar-se morrer assassinado em um assalto do que lutar pela própria vida? seria indigno, seria falta de caráter se defender?
    pra mim, a resposta seria não. Isso torna a atitude de matar algo relativo. A verdade sobre se ela é certa ou não é relativa. Cada caso é um caso!
    Mas seu blog tenta se especificar em relação à religião. E mesmo em relação a ela, o homem sabe muito pouco. Não foi Jesus Cristo que escreveu a Bíblia, foram homens como nós, como eu e você (e ele mesmo veio a Terra dessa maneira). Portanto, a verdade absoluta, ao deixar de ser terreno, ele a levou com ele.

    ResponderExcluir
  2. "Não podemos estar 'absolutamente certos' de nada. Somos humanos. A verdade dos humanos é a verdade relativa, a verdade pura é apenas a verdade divina. Pois só ele tudo sabe, tudo vê e ouve. Nós apenas interpretamos, imaginamos, constatamos, tentamos provar... "

    Essa sua verdade também é relativa? Se é relativa, porque eu deveria dar crédito à ela? Afinal, isso é verdade pra você mas não pra mim.

    E acrescentando, usando exemplo de seu próprio texto: se a verdade dos homens é absoluta como pode haver prisão perpétua em alguns países e em outros não?

    Isso não faz a verdade deixar de ser absoluta. Apenas mostra que alguns não tem conhecimento dela. Como eu disse no texto, a verdade não é inventada, mas descoberta. Isaac Newton não inventou a verdade sobre a gravidade, ele simplesmente a descobriu. O fato de alguns divergirem na questão da verdade não faz ela ser relativa. Assim como alguns homens que cometem o homicídio, não fazem o assassinato ser relativo. Todos nós sabemos intuitivamente que o assassinato é absolutamente mal.

    por que o casamento gay é legalizado em alguns lugares ou não?

    Como eu disse acima, opiniões contrárias a respeito de uma verdade não torna ela relativa.

    você acha mesmo que algum homem na face da terra é alguém suficientemente conhecedor e capaz de julgar, por exemplo, uma pessoa que possui uma doença raríssima e acaba roubando para poder comprar o remédio que custa milhões? isso é certo ou errado?

    Aí você já está entrando na questão da ética também. Mas pra mim, ele estaria justificado perante a lei, porque o valor da vida é maior do que o ato de roubo em si. Pessoas valem mais do que coisas.

    ResponderExcluir
  3. matar é errado. E matar por autodefesa? é melhor deixar-se morrer assassinado em um assalto do que lutar pela própria vida? seria indigno, seria falta de caráter se defender?
    pra mim, a resposta seria não. Isso torna a atitude de matar algo relativo


    Matar é errado em qualquer situação. Sendo propositadamente ou acidentalmente. O ato de matar por autodefesa não justifica a pessoa da culpa de tirar uma vida, apenas a isenta.

    Deixa eu te fazer uma pergunta: Se a verdade é relativa, então pra você o que os nazistas fizeram com os judeus foi correto? Pra eles o anti-semitismo era correto! Ter matado 6 milhões de judeus somente para não se misturarem com a raça ariana foi correto?

    Mas seu blog tenta se especificar em relação à religião. E mesmo em relação a ela, o homem sabe muito pouco. Não foi Jesus Cristo que escreveu a Bíblia, foram homens como nós, como eu e você (e ele mesmo veio a Terra dessa maneira). Portanto, a verdade absoluta, ao deixar de ser terreno, ele a levou com ele.

    Em primeiro lugar, o fato de não ter sido Jesus, mas seus discípulos, que escreveram os livros que compõe o Novo Testamento, não diz nada sobre a verdade. Eles foram testemunhas oculares de todos os acontecimentos, e registraram tudo o que viram e ouviram.

    Em segundo lugar, quando você diz que Jesus levou a verdade absoluta com ele, você quer dizer que não há como descobrir a verdade na religião? Responda-me uma pergunta então: Neste exato momento, há crianças sendo ensinadas nas mesquitas dos países muçulmanos que judeus são porcos, e que todos os não muçulmanos (os ''infiéis'') devem ser mortos, o que inclui eu e você. Não seria melhor que eles descobrissem a verdade na religião, que ensina que Deus quer que eles amem o próximo? Provavelmente, neste exato momento, há religiões ocultistas realizando sacrifícios de crianças e de pessoas da própria família, pra satisfazer rituais religiosos. Não seria melhor que lhes fosse ensinado a verdade na religião? Será que essas verdades são importantes?

    ResponderExcluir
  4. Você não tem que dar crédito à minha opinião, "à minha verdade", usamos a racionalidade para tirar as conclusões que nos convém, que sentimos que faz sentido. É claro que não é porque faz sentido pra mim que vai fazer pra você.
    O que eu quero dizer quando penso em "verdade relativa" é que não é o homem que cria e determina a verdade. Quem a cria e a determina é Deus, o máximo que o homem pode fazer é, como você disse, descobri-la. Certas coisas podem não justificar atitudes, apenas 'isentar', mas se isenta já não é de todo cruel, mal, absurdo, errado. O homem pode descobrir mil verdades como você exemplicou com Newton, mas por exemplo, qualquer atitude que uma pessoa cometa, haverá mil formas de interpretá-la, mas apenas uma será a verdadeira para explicar a tal atitude. Essa forma verdadeira é aquela que "só Deus sabe", às vezes nem a própria pessoa conhece realmente o que a leva a cometer a tal atitude (seja ela qual for).
    Como você disse respondendo ao que falei de prisão perpétua em alguns lugares etc, "Isso não faz a verdade deixar de ser absoluta. Apenas mostra que alguns não tem conhecimento dela." aos meus olhos isso basta pra demonstrar que a verdade dos homens não é absoluta. Ela existe, como eu sempre disse, mas é a verdade de Deus. Não é o que o homem impõe, pensa, acha ou imagina, é o que Ele criou como verdade. E isso que eu acabei de dizer serve como resposta da sua pergunta sobre o nazismo (que, obviamente, foi um dos maiores absurdos da história, se é que não foi o maior, ainda mais quando se pensa que foi tudo por motivos econômicos... aff!).
    Acho que no fundo temos até uma opinião parecida, acho que você não entendeu exatamente o que eu quis dizer. :S (Verdade absoluta = a que Deus determina; Verdade relativa = as determinações errôneas do homem).
    Além de tudo isso, sobre a última parte das suas respostas, a religião não são as pessoas que pensam estarem ou que realmente estão repassando-a, ensinando-a.
    O catolicismo original prega realmente o bem, a humildade, etc e tal. Mas os homens sempre a contorceram, não só com a Inquisição, perseguições e torturas absurdas, sempre usaram o nome da religião católica para usufruir de poder político e econômico, como até os dias de hoje quando vemos diversos padres abusando de crianças, coisas do genêro. Isso não é a religião, são humanos errando, contorcendo a religião. Isso também vale pra religião muçulmana.

    Desculpe-me pela demora, março foi corrido pois foi o mês dos preparativos para a viagem da qual voltei há poucos dias.
    Um abraço,
    Elis.

    ResponderExcluir