sexta-feira, 18 de março de 2011

O paradoxo da pedra irremovível


Você já deve ter ouvido em uma roda de amigos, ou em uma aula de filosofia, ou mesmo visto pela internet, a  pergunta sobre o paradoxo da pedra irremovível. Ela é basicamente assim:


’’ Pode Deus fazer uma pedra tão pesada que nem ele mesmo possa carregá-la?’’

Bem, essa pergunta tem por objetivo levar um cristão a encontrar-se em um grande dilema sobre a Onipotência de Deus. Subentende-se que, se ele puder criar, não poderá carregá-la, não sendo portanto, Onipotente. Se ele não puder criá-la, é porque não pode fazer tudo, sendo, portanto, impotente. Entretanto, essa pergunta continuará de pé após uma análise filosófica sobre o que está sendo pedido para Deus fazer? Não. Vejamos porque:

Primeiramente, temos que nos perguntar: ‘’O que está sendo pedido para Deus fazer?’’ Para saber, precisamos definir e esclarecer os termos das palavras dessa pergunta.

Está sendo pedido:

(1) Para Deus criar uma pedra: Uma pedra é um objeto físico, finito. Qual a maior entidade física que existe? Obviamente, a maior entidade física que existe é o Universo, e por mais que ele se expanda, será uma realidade física e finita – algo que Deus pode carregar.

Se Deus criasse uma pedra do tamanho de um Universo em expansão, seria um objeto que ele poderia carregar, não importando qual seja o tamanho do Universo em expansão.

(2) Tão pesada que ele não possa movê-la/carregá-la
: A única maneira de Deus criar uma pedra que exceda seu poder de movê-la, seria criar uma pedra que ultrapasse seu poder. Uma vez que o poder de Deus é infinito, ele teria que criar uma pedra de proporções infinitas.

E aqui está a incoerência! A pedra, por definição, é um objeto físico e finito. Sendo assim, não tem como dar a ela proporções infinitas! No próprio ato de pedir para Deus ‘’criar’’, mostra que a pedra terá limites.


Logo, este é um raciocínio lógico inválido. A pessoa, na verdade, está pedindo para Deus criar uma pedra infinitamente finita; é o mesmo que pedir que Deus crie um triângulo redondo, ou um círculo quadrado!


Quem se utiliza desse tipo de pergunta, pensa que colocará o cristão em um grande dilema, porém, em vez disso, apenas consegue mostrar a sua própria incapacidade de pensar com clareza.


Portanto, o paradoxo da pedra irremovível derrota a si mesmo
.

4 comentários:

  1. MUUUUITO bom!
    Não sei se você leu essa lógica e sua consequente conclusão em algum lugar ou se realmente tirou de sua própria mente, mas de qualquer forma, muito bom mesmo! Adorei!

    ResponderExcluir
  2. Eu já havia respondido essa pergunta e é facil...
    Deus fingiria que não consegue levantar a pedra e simplesmente todos acreditariam.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Para Deus nada é impossivel, o poder Dele é infinito e não há nada que Ele não possa fazer. é isso ai ;)

    http://eospensamentosvoam.blogspot.com/
    seguindo. segue se gostar?

    ResponderExcluir