terça-feira, 7 de junho de 2011

As ''profecias'' de Joseph Smith


                                [Para mais informações veja ''Respostas às Seitas'', no Índice do Blog]

Nessa postagem, resolvi falar um pouco sobre supostas ''profecias'' feta por alguns líderes de seitas que falaram em nome de Deus, e tais profecias simplesmente não se cumpriram.

Um desses líderes é Joseph Smith, fundador da igreja Mórmon, que além de diezer ter recebido autoridade de Pedro, Tiago e João (incluindo o sacerdócio de Melquisedeque), ainda se intitulou ''profeta'' ao fazer uma série de predições a respeito de acontecimentos futuros.

Entretanto, essas profecias se cumpriram?

Antes de verificarmos as supostas profecias Mórmons, vejamos o que a Bíblia diz sobre como diferenciar um verdadeiro profeta de um falso: Deuteronômio 18:20-22:

''Porém, o profeta que presumir soberbamente de falar alguma palavra em meu nome, que eu lhe não tenho mandado falar, ou que falar em nome de outros deuses, o tal profetá morrerá. E se disseres no teu coração: Como conheceremos a palavra que o SENHOR nao falou? Quando o tal profeta falar em nome do SENHOR, e tal palavra se não cumprir, nem suceder assim, está é palavra que o SENHOR não falou; com soberba falou o tal profeta; não tenhas temor dele.''
Diante desses versículos podemos tirar duas coisas sobre o falso profeta:

• (a) Se o que ele disser não se cumprir, nem suceder assim, não provém de Deus;
• (b) O tal ''profeta'' falou soberbamente, não devemos ter nenhum temor dele.

Já que agora sabemos como identificar um falso profeta, vamos analisar algumas das profecias feitas por Joseph Smith:

1. A Nova Jerusalém e o Templo


Smith profetizou que a Nova Jerusalém e o seu Templo ''devem ser erigidos no estado de Missouri, nos Estados Unidos, nesta geração'' [1]

Ratificando essa absurda profecia, Orson Pratt, apóstolo do mormonismo, declarou enfaticamente: ''Os Santos dos Últimos Dias esperam o cumprimento desta profecia durante a geração em existência, em 1832,  assim como esperam que o Sol nasça e se ponha amanhã - Por quê? Porque Deus não pode mentir. Ele cumprirá todas as promessas'' [2]

Um século e meio já se passou, e essa tal ''profecia'' não se cumpriu.

2. Casa em Navoo

Smith profetizou que sua casa em Navoo haveria de permanecer e pertencer à sua família para sempre [3]. Porém, após a sua morte, os mórmons deixaram a cidade, e a sua casa não pertence a nenhum de seus familiares.

Mais um ''furo'' da parte de Smith.

3. Os inimigos


Aplicou a si mesmo o texto de II Nefi 3:14, que diz: ''E assim profetizou José, dizendo: Eis que o Senhor abençoará este vidente; e aqueles que procurarem destruí-lo serão confundidos, porque esta promessa que obtive do Senhor para o fruto de meus lombos será cumprida. Eis que estou certo do cumprimento desta promessa''.

No entanto, ele morreu á balas, na prisão de Cartthage, em Illiónis, no dia 27 de junho de 1844.

4. A vinda do Senhor

Em 1835 profetizou: ''A vinda do Senhor está próxima (...) até mesmo cinquenta e seis anos deviam terminar as cenas'' [4]

Outra ''profecia que falhou''.

5. Os habitantes da Lua

Smith predisse que ''os habitantes da Lua, têm tamanho mais uniforme do que os habitantes da Terra; têm cerca de 1,83 de altura'' [5].

Evidentemente, Smith jamais sonhara que algum dia o homem chegaria a Lua, e verificaria que lá não há nenhum tipo de ''habitante'' de 1,83 de altura.

Essas, são apenas algumas das muitas ''profecias'' ditas por Joseph Smith Jr, durante seu ministério. Como vimos, nenhuma delas se cumpriu  e algumas são até absurdas (como os habitantes da Lua).

Então, de acordo com Deuteronômio 18:20-22, Smith se encaixa na descrição de um FALSO PROFETA, porque (a) o que ele disse não proveio de Deus; e (b) ele falou com soberba.

Não devemos ter nenhum temor dele.

__________________________________
Referências

[1] Doutrinas e Pactos, seção 84:1-5
[2] Revista de Discursos, vol IX, p. 71
[3] Doutrinas e Pactos, seção 124:56-60
[4] History os the Church, vol II, p. 182
[5] Revista de Oliver B. Huntinon, vol.II, p. 166

Nenhum comentário:

Postar um comentário