domingo, 19 de junho de 2011

Cinco maneiras de identificar uma seita

                                 Para mais informações veja ''Respostas às Seitas'' no [Índice do Blog]


Estarei mostrando nesta postagem algumas formas de identificarmos uma seita, quando nos depararmos com um de seus adeptos e ensinos distorcidos.

É fato que muitas pessoas já foram enganadas por não estarem preparadas, por isso, é de extrema importância que saibamos identificar um ensino genuino de um ensino errôneo, assim como somos tão bem treinados em identificar, em diversas facetas da nossa vida, algo falso e verdadeiro.

Nem todas as seitas se encaixam nas cinco identificações. Umas sim, outras não. É possível identificar uma seita, por exemplo, somente por um item, já que o Cristianismo ortodoxo, da qual elas divergem, não se encaixa em nenhuma dessas características. Ou seja, para reconhecer um grupo religioso como uma seita, não é necessário que ele se encaixe nas cinco identificações.

Vejamos cinco modos de identificarmos uma seita caso nos deparemos com uma.

• (1) Normalmente são proselitistas

O proselitismo é o intento, o zelo, a diligência, o empenho ativista de converter uma ou várias pessoas a uma determinada causa, idéia ou religião.

Nem todas as seitas são proselitistas. Alguma seitas (como as orientais, por exemplo), nem sempre saem de porta-em-porta divulgando suas crenças, como o fazem as Testemunhas de Jeová e os Mórmons. A Nova Era é proselitista, mas não vemos seus adeptos distribuindo literaturas para nós. Porém, tentam nos persuadir através de livros, artigos, pela TV, Internet e outros meios.

• (2) Suas crenças se baseiam em um líder carismático, que supostamente recebeu uma ''nova revelação''


Essa é outra característica importante para sabermos se estamos lidando com uma seita ou não. Onde se baseiam as crenças dela? Normalmente - quase sempre - suas convicções religiosas estão fundamentadas nos ensinamentos de seu fundador, ensinamentos estes que provieram de ''revelações'' vindas de Deus.

Por exemplo: As doutrinas dos Mórmons se baseiam nas ''revelações'' recebidas pelo fundador do Mormonismo - Joseph Smith Jr. O Adventismo do Sétimo Dia tem suas crenças fundamentadas - ainda que afirmem que seja na Bíblia somente - nas ''revelações'' da profetiza Elen G. White.

A seita oriental Seicho-No-Iê, foi fundada devido às ''revelações'' recebidas por Masaharu Tanigushi. O Espíritismo vem das revelações de espíritos feitas ao francês Hyppolyte Léon Denizard Rivail e muitas outras tem suas bases nessas supostas revelações divinas.

• (3) Não consideram a Bíblia como única regra de fé

Outra importante característica das seitas é que elas desvalorizam as Escrituras como suficiente para bases doutrinárias. Geralmente a Bíblia fica em segundo plano em seus ensinos e/ou é substituída por outro tipo de literatura.

Por exemplo: A seita Ciência Cristã diz que a Bíblia só pode ser corretamente interpretada com a ajuda do livro Ciência e Saúde com as Chaves das Escrituras, de Mary Eddy, sua fundadora. O mesmo afirmam as Testamunhas de Jeová, dizendo que só com as edições das revistas Despertai!, Sentinela, e outras, a Bíblia pode ser entendida.

Os Mórmons afirmam  que a Bíblia está cheia de erros, e que somente o Livro Mórmon é a Palavra de Deus. Os espíritas preferem deixar a Bíblia em segundo plano e ficar com O Evangelho Segundo o Espíritismo.

Como você pode ver, essa é uma característica bastante notável em uma seita. Fácil de identificação.

• (4) Idéias erradas acerca de Jesus Cristo

Essa é uma características que expõe logo de cara se determinado grupo religioso é uma seita ou não - o que eles pensam a respeito de Cristo.

As seitas tem por costume desvalorizar a pessoa, a divindade e a obra sacrificial de Cristo. Desprezam sua singularidade e divindade ensinadas por toda Escritura. Vejamos alguns exemplos:

• Mormonismo: Jesus é um entre muitos deuses, inclusive, consideram ele um irmão de Lúcifer;
• Adventismo do Sétimo Dia: Jesus é o arcanjo Miguel;
• Testemunhas de Jeová: Jesus é uma criação de Deus;
• Espíritismo: Jesus é um espírito evoluído;
• Nova era: Jesus é uma ''idéia cósmica'';

E etc, etc.

• (5) A salvação vem através de nossos esforços

As seitas não consideram a salvação somente pela graça, como ensinado nas Escrituras, mas, sim, por meio de nossos próprios esforços.

As diversas seitas orientais, por exemplo, tem diversos rituais que são necessários à salvação do indivíduo. As seitas ocidentais, como o Adventismo do Sétimo Dia, afirma que guardar o sábado é essencial à salvação. As Testemunhas de Jeová tem que dedicar horas semanais à Organização, para ser considerados ''servos fiéis''.

O Espíritismo enfatiza a caridade como essencial para ajudar o indivíduo em suas reencarnações, e o Mormonismo, afirma que sua salvação é obtida pelas obras efetuadas dentro do grupo.

Todas as seitas enfatizam que as ''boas obras'' (o que varia grandemente de uma seita para outra) é a essência da salvação, ao contrário do ensinamento cristão ortodoxo, que ensina a salvação pela graça somente, por meio da fé em Cristo.

Conclusão

Essas não são as únicas características para se identificar uma seita, mas são as principais. Agora que você já as conhece, pode se previnir de cair em seus enganos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário