sexta-feira, 3 de junho de 2011

O Espírito Santo como um ser divino.


                                [Para mais informações veja ''Respostas às seitas'' no Índice do Blog]


Um dos assuntos mais debatidos entre os adeptos das Testemunhas de Jeová, e cristãos ortodoxos (me refiro a ''ortodoxos'' aqueles que aceitam os credos da Igreja, como o credo Atanasiano, o qual sustenta a Trindade; Católicos e Protestantes aceitam esse credo) é sobre a pessoalidade e divindade do Espírito Santo.

Afirmam as Testemunhas de Jeová [TJ's]:

''Na Bíblia, o espírito santo de Deus é identificado como sendo o poder de Deus em ação. Por isso, uma tradução exata do texto hebraico da Bíblia menciona o espírito de Deus como “a força ativa de Deus”. (Gênesis 1:2) A Bíblia inteira apóia esse conceito de forma bem clara. — Miquéias 3:8; Lucas 1:35; Atos 10:38.'' [1]
Para as TJ's o Espírito Santo não passa de uma mera ''força'' proveniente de Deus, desprovido de características de pessoalidade e principalmente de divindade.

Porém, o que realmente a Bíblia diz acerca do Espírito Santo? Ele, de fato, é uma ''força ativa'' de Deus, ou um ser - como afirma o Credo Atanasiano - co-substancial com o Pai?

• (1) Pessoalidade: O Espírito Santo é apresentado por toda Escritura como sendo uma pessoa. Ele possui características de pessoalidade, que são, segundo especialistas, Inteligência, Vontade Própria e Emoções. Esses três itens são a base da personalidade. Vejamos se a Bíblia apresenta o Espírito Santo com esses três itens:

- Gênesis 1:2: ''e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas'' - O próprio ato de mover-se implica inteligência. O versículo não diz ''e o Espírito Santo ERA MOVIDO sobre a face das águas'', mas sim que ele ''SE MOVIA'' - o que implica em vontade própria.

- Isaías 63:10: ''Mas eles foram rebeldes e contristaram o seu Espírito Santo; pelo que se lhes tornou em inimigo e ele mesmo pelejou contra eles'' - O texto é claro em dizer que o espírito Santo se ''entristeceu'' [conferir Ef 4:30 que também diz que o Espírito Santo se entristece], e que ''se tornou seu inimigo'', o que uma mera força ativa, obviamente, não pode fazer.

- I Coríntios 12:11: ''Mas um só é o mesmo Espírito opera todas essas coisas, repartindo particularmente a cada um como quer'' - esses é um dos melhores versículos para se provar que o Espírito Santo tem vontade própria, excluindo a possibilidade dele ser uma mera força.

Somente com esses três versículos, podemos ver que o Espírito Santo tem inteligência (Gn 1:2), emoções (Is 63:10; Ef 4:30) e vontade própria (I Co 2:11) - características essenciais de um ser pessoal.

Entretanto, além desses versículos citados, há inúmeras passagens por toda a Bíblia que ratifica o que está sendo dito até aqui. Por exemplo:

• O Espírito Santo fala (Atos 8:29; 10:19; 13:2; Hebreus 3:7; Apocalípse 2:7,11,17)
• O Espírito Santo tem emoções (Isaías 63:10; Efésios 4:30)
• O Espírito Santo tem vontade própria (Atos 16:7; I Coríntios 12:11)
• O Espírito Santo sonda, fala, testifica, ordena, luta,  cria, faz intercessão, vivifica os mortos e etc (Gn 1:2; 6:3;  Lc 12:12; Jo 14:26; 16:8; At 8:29; 13:2; Rm 8:11, 26, 27; I Co 2:11)

Acho que já está bom, né? Uma ''força ativa'' se encaixaria nessas descrições?

(2) Atributos divinos: Além de ser apresentado como um Ser pessoal, o Espírito Santo também é descrito com atributos divinos, fazendo dele um Ser divino:

• Ele é Onisciente (I Coríntios 2:10,11);
• Ele é Onipotente (Romanos 15:19);
• Ele é Onipresente (Salmos 139:7-10);
• Ele é Eterno (Hebreus 9:14);
• Doador de vida - somente Deus pode dar vida (Gálatas 6:8 conferir com Deuteronômio 32:39 e Jó 1:21);
• Ele é Criador (Gênesis 1:2; Jó 33:4; Sl 104:30).

• (3) Essência divina: A Bíblia ainda apresenta o Espírito Santo tendo a mesma natureza (essência/características intrínsecas) de Deus.

• Deus é amor (I João 4:8); o Espírito Santo é amor (Rm 15:30; Gl 5:22);
• Deus é justiça (Gênesis 18:25); o Espírito Santo é justiça (João 14:8);
• Deus é Santo (Sl 99:9); O Espírito é Santo (Atos 2:4).

Ele também é claramente chamado de Deus por Pedro (Atos 5:3,4).

De uma forma lógica:

1. Para ser Deus, o Espírito Santo deve ser similar ao próprio Deus;
2. Como vimos, o Espírito Santo possui pessoalidade, atributos e essência divina;
3. Portanto, o que se segue é que o Espírito Santo é Deus.

Agora, se a TJ insistir que o Espírito Santo não é uma pessoa nem um Ser divino, ela terá que (1) refutar os textos bíblicos apresentados, que provam a pessoalidade, atributos e essência divinas do Espírito Santo; (2) levantar outros textos bíblicos, que demonstrem que Ele é apenas uma força e não Deus.

Até que ela faça isso, creio nós estamos bem fundamentados em acreditar na pessoalidade e divindade do Espírito Santo.


________________________
Referências:

[1] Site da Torre de Vigia, http://www.watchtower.org/t/200607a/article_01.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário