quinta-feira, 30 de junho de 2011

A ética das Testemunhas de Jeová - Transfusão de sangue

                                                   Voltar para [Índice do Blog] - [Início]


Uma das obrigações éticas das Testemunhas de Jeová é a proibição de receber ou doar sangue. Seus argumentos contra essa prática se baseam em afirmações científicas e bíblicas. Em seus argumentos científicos o mais famoso é a afirmação de que a transfusão de sangue é o mesmo que comer sangue, pois assemelha-se à alimentação intravenosa.

Já os argumentos bíblicos se baseiam em textos como Gênesis 9:4, Levítico 7:26,27; Atos 15:29 dentre outros.

Estes versículos são os primeiros de muitos das Escrituras que as Testemunhas de Jeová (TJ's) usam para advogar a proibição feita à transfusão de sangue. Como foi dito, confundem transfusão com alimentação.

As TJ's são muito radicais neste assunto. Elas preferem morrer a aceitar uma transfusão de sangue para repor o sangue perdido em uma operação ou em um acidente. E fazem o mesmo com respeito a seus filhos menores - a Sociedade Torre de Vigia (sede das TJ's, no Brooklyn), não havia promulgado essa doutrina até 1944.

Porém, nem os argumentos científicos muito menos os bíblicos dão base para proibição de transfusões de sangue. Por quê? Porque:

Em primeiro lugar, a maioria das TJ's ignoram que, no passado, sua liderança introduziu outras proibições médicas mudando de idéia mais tarde. Em 1967, por exemplo, eles proibiram o transplante de orgãos. Os seguidores deveriam preferir a cegueira à aceitar um transplante de córnea, ou morrer à se submeter a um transplante de rim. Mas, em 1980, os líderes reverteram este ensinamento permitindo os transplantes novamente [A Sentinela, 15/11/67, p. 702-704; Despertai!, 08/06/68, p. 21; A Sentinela, 15/03/80, p. 31, edições norte-americanas].

Além diso, entre os anos de 1931 e 1952, as TJ's recusaram-se a aceitar vacinação para si mesmas e para seus filhos, porque a organização ensinava que ''a vacinação é uma violação direta da aliança eterna estabelecida por Deus...'' [The Golden Age, 04/02/31, p. 293]

Embora as TJ's tentem citar as Escrituras para apoiar a sua posição contra a transfusão de sangue, a razão real desta posição é a obediência cega à Sociedade Torre de Vigia. Se a organização suspender esta proibição amanhã, as TJ's aceitarão livremente as transfusões, da mesma forma que fizeram vista grossa quando foi liberada a vacinação em 1952 e permitindo o transplante de orgãos em 1980.

Em segundo lugar, o apoio bíblico em Gênesis 9:4 e Levítico 7:26,27 para proibir as transfusões de sangue não funciona. Os judeus ortodoxos de hoje que ainda observam com muito escrúpulo as regras sobre as preparações dos alimentos de acordo com as leis judaicas, e sobre carne com sangue, e como matar os animais que servirão de alimentos, não tem nenhuma objeção contra as transfusões de sangue.

Em terceiro lugar, Gênesis e Levítico são livros que foram escritos por volta de 1.300 a.C., e Atos dos Apóstolos em torno de 50-55 d.C.; ou seja, o método médico de transfusões de sangue nem existia ainda. Então, é algo anacrônico a Bíblia fazer proibição de algo científico numa época pré-científica. É o mesmo que Jesus ter proibido o uso de relógios de pulso!

Em quarto lugar, transfusão de sangue não é o mesmo que alimentar-se de sangue.  Dito de forma simples, para obter nutrição a partir do sangue, seria necessário comê-lo ou digerí-lo, para que o organismo possa usá-lo como alimento. De uma transfusão de sangue não resulta NENHUM benefício nutritivo.

Os médicos não prescrevem transfusões de sangue para tratar a má nutrição, é antes, para substituir algo que o seu corpo perdeu, geralmente os glóbulos vermelhos que são necessários para transportar oxigênio e manter a pessoa viva. São dois sistemas totalmente diferentes, um é cardiovascular, o outro é digestivo.

Então, já que não é verdade que uma transfusão de sangue seja o mesmo que alimentar-se de sangue nem é equivalente a comer sangue, não existe o elo critico que seria necessário para apoiar científicamente e biblicamente a politica da sociedade Torre de Vigia.

Em quinto lugar, se as TJ's são proíbidas de comer/receber/doar sangue, deveriam ser proíbidas de amamentar os recém-nascidos também. Nos primeiros 15 dias de amamentação, o leite da mulher é chamado de colostro, é um leite diferente do materno, que alimenta o recém nascido por 15 dias até começar a ser produzido gradativamente o leite materno comum. O interessante no entanto, é que o leite colostro possui alguns dos componentes que o sangue possui, como leucócitos e imunoglobulinas, responsáveis por aumentar a imunidade da criança.

E finalnente, as TJ's são contraditórias em seu ensino. Dizem que o sangue é a vida (baseado em Gênesis 9:4), mas em I João 3:16 é dito que ''devemos dar a vida pelos irmãos''. Ou seja, pelo próprio raciocínio das TJ's, elas deveriam dar a vida (doar sangue) para os irmãos. Mas, ironicamente, não fazem. Seu ensino é contraditório!

Conclusão

Como foi visto, não há nenhuma base para a proibição de transfusões de sangue pelas TJ's. Tanto os argumentos médicos como os bíblicos falham. As TJ's não tem onde sustentar seu ensino.

Um comentário: