quarta-feira, 8 de junho de 2011

Objeção: A Teoria da Evolução descarta Deus


                                  [Para mais informações veja ''Objeções ateístas'' no Índice do Blog]


Volta e meia você se depara, em um debate, um ateu se orgulhando da Teoria da Evolução, afirmando simplesmente que não há necessidade de postular um Deus como criador da vida, já que Charles Darwin, através de seus estudos, mostrou que todas as formas de vida, se desenvolveram de uma forma gradual e natural, derrubando assim, o velho mito de uma suposta ''criação divina''.

Pode vir basicamente assim:

''Eu não preciso do seu Deuzinho pra explicar a vida. A teoria da Evolução está aí, e descartou essa mitologia de um velhinho com uma varinha mágica fazendo aparecer tudo!''

Primeiramente, Deus não é nenhum ''velhinho com varinha mágica''. Essa afirmação do ateu é simplesmente uma falácia de inversão de planos - onde você compara Deus (um ser metafisicamente necessário) com um velhinho com varinha mágica (um ser físico e contingente). Mas não vou me alongar sobre isso, deixarei para uma postagem posterior.

Segundo, é interessante essa afirmação do ateu em que a Teoria da Evolução descarta automaticamente Deus de cena, como se eles fossem mutuamente excludentes. É interessante, mas será verdade?

Primeiramente , essa afirmação do ateu não passa de um ''red-herring''. A Teoria da Evolução simplesmente é IRRELEVANTE a fé cristã.

Gênesis 1 permite vários tipos de interpretação e os cristãos não estão necessariamente comprometidos com o Criacionismo (Seis dias literais de criação, como é apresentado no capítulo 1 de Gênesis). Howard Van Till, professor no Calvin College, pergunta:

''O conceito de criação em seis dias é requerido por todos os que acreditam no Deus criador descrito nas Escrituras? A maioria dos cristãos em minha área que estão envolvidos com estudos bíblicos ou científicos concluiram que a visão criacionista da formação do mundo não é um componente necessário à fé cristã.''
E eu gostaria de enfatizar que isto não é retratamento causado pela ciência moderna. Santo Agostinho, no século IV, no seu Comentário ao Gênesis, argumenta que os dias não precisam ser tomados literalmente, nem a criação precisa ter ocorrido há alguns milhares de anos.

Ele nem mesmo sugeriu atos especiais de criação, mas disse que o mundo poderia ter sido criado em certas etapas que se desenrolaram com o passar do tempo. Essa interpretação foi anunciada 1.500 anos antes de Darwin, e, portanto, é uma posição consistente com o ser cristão.

Qualquer dúvida que eu possa ter sobre a Teoria da Evolução não são, de fato, bíblicas, mas sim, científicas. Ou seja, o que esse cenário requer é simplesmente muito improvável.

Em seu livro ''The Antropic Cosmological Principle'', os físicos Barrow e Tipler traçam dez passos necessários ao longo da evolução humana, e cada um deles é tão improvável que, antes que acontecesse, o Sol deixaria sua posição de estrela principal e incendiaria a terra.

Por exemplo, eles calcularam que a probabilidade do genoma humano, com todas as suas particularidades, ter se desenvolvido naturalmente é de algo entre 4, elevado a -180, elevado a 110.000, e 4, elevado a 360, elevado a 110.000.

Um número tão grandemente improvável, que se a evolução natural realmente aconteceu neste planeta, isso foi literalmente um milagre! Logo, é uma evidência para a existência de Deus!

Na verdade, o cristão tem uma vantagem sobre o ateu aqui: nós podemos ser abertos para onde as evidências mostram, mas,  como o filósofo Alvin Plantinga diz, para o ateu, a evolução é a única escapatória!

Ele está preso a isso, não importa quão fantásticas sejam as possibilidades, ou quão pobres sejam as evidências - ele não tem escolha.

Mas o cristão pode seguir as evidências, seja lá onde elas levem, e portanto, pode ser mais objetivo.

O debate pode seguir basicamente assim:

• ATEU: Eu não preciso do seu Deuzinho para explicar a vida. A Teoria da Evolução está aí, e descartou essa mitologia de um velhinho com uma varinha mágica fazendo aparecer tudo!

• CRISTÃO: Primeiro, Deus não é um ''velho com varinha mágica'', falácia de inversão de planos. Segundo, os físicos Barrow e Tipler mostraram no seu livro ''The Antropic Cosmological Principle'', que a evolução é tão astronomicamente improvavel, que se ela realmente aconteceu, foi um milagre! Finalmente, se a evolução ocorreu ou não, isso é irrelevante a fé cristã. Gênesis 1 permite várias interpretações, e os cristãos não estão necessariamente comprometidos com o criacionismo.

• ATEU: Hm. Mas não prova que seu Deus existe.

• CRISTÃO:  Não estamos argumentanto se ele existe ou não. Você afirmou que a Teoria da Evolução descarta Deus, o que eu fiz foi mostrar que você está errado. Argumentos para a existência de Deus já é outro assunto. Melhore seus argumentos.

E por aí vai...

Nenhum comentário:

Postar um comentário